Cultura

A religião tem forte influência na cultura da cidade de Conceição do Pará. As pessoas começam a participar da vida religiosa muito cedo através de catecismos e através da influência passada geração pos geração. Em todos os povoados rurais, onde este aspecto ainda é mais forte existem igrejas construídas em homenagem ao santo de devoção do local considerado como padroeiro. É interessante mencionar que existem povoados com distâncias mínimas e padroeiros distintos, dois Povoados que nos fazem lembrar deste fato é o de Santana da Prata que tem como Padroeira a Santa Rita de Cássia e o Povoado de Bom Jesus do Oeste que tem como Padroeiro o Santo Bom Jesus, estes dois Povoados ficam a cerca de 7 km um do outro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Além dos Povoados mencionados, todos os outros, sem exceção, contam com igrejas, consideradas pela diocese de capelas onde cultivam a sua religiosidade. Estes locais por diversas vezes durante o ano é o único ponto de encontro de algumas comunidades, este fato faz com que, acima de tudo, acima até da religiosidade, estas capelas se tornem em um centro de encontro destas pessoas que vivem um tanto quanto isoladas das maiores aglomerações de pessoas.
Um ritual interessante entre as mais tradicionais famílias da cidade é a realização de novenas. Estas acontecem em diversas vezes no ano. Algumas são feitas nas casas das próprias pessoas participantes, são as tradicionais novenas de natais, ao final da novena todas as casas são visitadas. Existem também as novenas em peregrinação aos santos de devoção, a principal é a Novena de Nossa Senhora da Conceição, aonde as pessoas perto do dia 08 de dezembro (dia de homenagem a santa) vão ao santuário e lá prestam homenagem através de orações.
Atualmente existem duas festas regionais tradicionais em Conceição do Pará, a do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, realizada na sede do Município em meados de julho e a de Nossa Senhora da Conceição realizada no Santuário no dia 08 de dezembro de cada ano. Estas festas atraem pessoas de toda a região.
A festa do padroeiro é feita através de quermesses e barraquinhas atraindo todas as noites muitas pessoas, principalmente das comunidades rurais e das cidades vizinhas. Em meio as festividades há um leilão de animais, todos doados por fazendeiros locais, a renda deste leilão é revertida para a Paróquia, o referido leilão conhecido popularmente como “Leilão de Bezerros” ocorre durante o dia na Fazenda Cardosos atraindo diversas pessoas. Na época das festividades após às missas também ocorre leilões de pequeno porte, são leiloadas quitandas e outras coisas doadas pelas famílias. Na hora em que todos estão reunidos nas barraquinhas também ocorrem leilões de frangos, pernis e leitoas prontos para degustação no próprio local.
Já as festividades em homenagem à Nossa Senhora da Conceição tem propriedades maiores, no dia oito de dezembro de cada ano o Município recebe milhares de pessoas que prestam culto a Santa durante todo o dia, com isso, ao longo do Santuário Diocesano, erguido em homenagem a Nossa Senhora, ficam diversas barracas onde se vende os mais variados produtos.
Cada Comunidade Rural também comemora o dia do seu Padroeiro com festas tradicionais e quermesses.
Dentre as comunidades a que mais se destaca é a de Santana da Prata, onde as barraquinhas em homenagem à Santa Rita de Cássia são muito movimentadas atraindo pessoas da sede do Município e de algumas cidades vizinhas.
Uma coisa interessante que pode ser considerada uma espécie de cultura festiva entre os jovens da cidade, são os encontros nas casas uns dos outros para pequenas festas. Os jovens dão o nome a estas reuniões de “Galinhadas”. Nestes encontros, a moçada, coloca o papo em dia, tocam instrumentos musicais, na maioria das vezes violão, cantam, brincam, enfim uma maneira costumeira e divertida de se passar o tempo entre os jovens conceição-paraenses.
As comidas típicas em Conceição do Pará têm certa influência na cultura, no sentido dos costumes rurais e da população residente na sede. No meio rural as comidas são na maioria das vezes cultivadas pela própria família, em uma agricultura de subsistência. As pessoas têm o costume de servir doces caseiros, quitandas e outros. É interessante mencionar que estas comidas são feitas de forma artesanal.

As pessoas que moram na sede do Município, talvez por ter uma vida mais corrida e voltada para as coisas mais modernas preferem às vezes comprar estes tipos de alimentos. Não são todas as pessoas as mais antigas ainda tem o costume de confeccionar estas guloseimas. As comidas consideradas típicas em Conceição do Pará são: quitandas, canjica, mingau de milho verde, caldos de mandioca e de feijão, vaca atolada, feijoada e galinha caipira.
Uma coisa interessante observada foi a maneira de se vestir da população. O pessoal integrante das zonas rurais tem uma maneira de se vestir muito simples, usam roupas antigas, mas acima de tudo se sentem bem com isso. Vale mencionar que este fato só ocorre com as pessoas mais velhas, entre os jovens a maneira de se vestir é a mesma da do pessoal da sede, uma maneira tradicional que acompanha as tendências. O jeito de conversar das pessoas são os mais variados. Existem na cidade pessoas super formais que levam o bom e velho “Português”ao pé da letra, existem pessoas simples que não tiveram muitas influências da educação e criam seu próprio dialeto e também a linguagem criada pelos jovens. As palavras, expressões e/ou gírias mais encontradas aos arredores da cidade são: “Igual Água”, “Nó Veio”, “Que isso Cara”, “E aí Peixe”, “O Cumade”, “Ô Cumpade”, “Tá forgado hoje?”, “Apiá” (descer), “Sungá” (levantar), “Olha Cunversinha”, “Ô lingüinha”, “Tiricia” (doença – Icterícia). A Cidade de Conceição do Pará conta também com uma Banda de Musica, cujo repertório inclui dobrados, músicas populares, hinos, etc. A banda é regida por um maestro que instrui e comanda os músicos. Os integrantes da lira musical são de várias idades, principalmente crianças/adolescentes.

544492_216326975183508_1625313726_n

Existe na cidade, uma biblioteca pública municipal que está necessitando de investimentos para ampliação de seu acervo e modernização dos equipamentos. Nesta biblioteca são encontrados memoráveis acervos e obras de grande importância para a literatura brasileira. O que falta é um sistema informatizado para melhoramento das pesquisas entre os leitores. A mencionada biblioteca situa-se no primeiro andar da Prefeitura Municipal da cidade situada a Praça Januário Valério, 206 no centro.
Recentemente, foi inaugurado em Conceição do Pará um espaço de diversão sempre em conjunto com a cultura o nome dado ao local foi de “Espaço Cultural”. O referido espaço oferece para os visitantes diversos entretenimentos como: lan hause, Internet banda larga, biblioteca, lanchonete e exposição de artesanatos locais. Nos finais de semana, há shows artísticos como: peças de teatros, apresentação de músicos da região, apresentação de grupos de danças e festas beneficentes voltadas especialmente para pessoas idosas.
O Município conta também com pequenas salas de leitura na rede do ensino público municipal e estadual. As salas de leitura da rede Municipal de ensino, em sua maioria, são localizadas nas zonas rurais, servindo de apoio nas pesquisas escolares entre os jovens estudantes e passatempo cultural para as pessoas residentes no local. Na sede da cidade existe, talvez, a melhor de todas as bibliotecas situada na E. E. Dr. Isauro Epifânio, a Av. Venero Caetano, no centro, esta conta com diversos livros voltados para o ensino fundamental e médio e também livros das mais variadas leituras, em se tratando de pesquisas e passatempo cultural com livros este é o principal local da cidade.
Outra característica da cultura conceição-paraense são as Folias de Reis que são repassadas geração pos geração para as famílias, principalmente as do meio rural. Todo o ano o pessoal se enfeita com as roupas apropriadas e saem visitando as casas, levando a alegria do nascimento o Menino Jesus através da “Folia dos Reis”.
Todo o ano, a EMATER em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza a tradicional cavalgada. Esta atrai pessoas de diversas cidades que comparecem para expor suas cavalarias, bem como, prestar homenagens a Nossa Senhora da Conceição. Os cavaleiros saem da praça principal e vão em cavalgada até o Santuário onde recebem as bênçãos. Estas festividades ocorrem geralmente, em meados de setembro de cada ano.
No dia 1º de março, aniversário da cidade, há um cortejo no centro do Município com parada na porta da Prefeitura Municipal onde a população presta homenagens, através de hinos (nacional, estadual e municipal) e cantos que lembram a cidade, os hinos são tocados pela tradicional Banda de Música da cidade.

Há também uma corrida rústica e ecológica, onde participam equipes profissionais a amadoras, os corredores correm cerca de 10 km, este ritual também é considerado comemorativo ao dia da cidade. As festas juninas também têm forte influência na cultura de Conceição do Pará. Todos os anos diversos moradores fazem fogueiras em homenagens aos santos de devoção. Os santos mais homenageados são: São João Batista, Santo Antônio de Lisboa e São Pedro.

20_turismo_91.jpg.g

Nestas referidas festas o pessoal reza um terço em homenagem ao santo de devoção e depois são servidas diversas quitandas, como: biscoitos de queijo, bolos, tarecos, roscas, alguns tipos de doces e bebidas típicas destes de tipo festa como quentão, diversos chás e café. As festividades são enfeitadas por bandeirinhas e as pessoas participam usando roupas típicas (vestidos rodados, roupas em xadrez, enfim um estilo bem caipira). No final há queima de fogos. Duas escolas na cidade realizam todos os anos estes tipos de festas, é a Escola Municipal Dimas Fidellis Campos e a E. E. Dr. Isauro Epifânio. Estas fogueiras já são tradição entre os conceição-paraenses e atraem muita gente, até das cidades vizinhas.
O Povoado de Casquilho, na arte de confeccionar artefatos de barro se diferencia das outras Comunidades. As gerações passadas deixaram essa raiz e até nos dias de hoje uma das principais atividades de artesanato e porque não dizer cultural, desse simpático povoado é a confecção de potes e panelas de barros. Esses produtos são comercializados e às vezes são expostos em “Mostras Culturais”.
Todo ano a cidade de Conceição do Pará, através da direção e alunos da E. E. Dr. Isauro Epifânio, realiza uma Mostra Cultural em frente a referida escola. Esta Mostra é visitada por pessoas das Comunidades, pessoas da sede e por outras cidades vizinhas. Na Mostra os alunos falam e expõem produtos e/ou artefatos que descrevem bem o Município. São abordados temas culturais, históricos, econômicos, etc. Este ano a Mostra Cultural foi realizada no dia 11 de novembro, sendo como sempre um sucesso.
Um dos fatos que chamou a atenção da população nesta Mostra foi a exposição das fotos antigas da cidade. Também teve apresentação de grupos artísticos locais e exposição de diversos produtos confeccionados artesanalmente. O valor cultural desta Mostra é muito importante para a população, acima de tudo é uma forma de interagir passado, presente e futuro dentro de uma rica cultura local.
Existe na cidade uma feira de artesanato realizada todos os domingos a partir das 11:00 horas em um galpão localizado no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição que fica localizado cerca de 4 km da sede do Município. Nesta feira de artesanato destaca-se diversos produtos como quadros pintados a mão, tecidos bordados artesanalmente entre outros. A feira é visitada por pessoas de diversas cidades. O pessoal comparece no Santuário para uma tradicional missa que é realizada todos os domingos a partir da 10:00 e logo após vão dar uma conferida na feira.
A pesca artesanal é um grande atrativo para a população local e também para turistas que lotam a cidade no período de novembro à março de cada ano. Conceição do Pará é uma cidade extremamente fértil em nascentes rios e ribeirões isto faz com que os turistas procurem a cidade. Existe também a pesca de subsistência em que às vezes se torna em única renda das famílias. Ao longo das margens do rio Pará onde concentra-se a maior parte dos turistas existem diversos bares que oferecem cardápios variados, sendo que o peixe frito é o principal.
Um dos aspectos culturais mais importantes destacados na população conceição-paraense foi a simplicidade de um povo que luta por saber. Apesar de não ter na cidade uma Universidade e/ou cursos técnicos a maioria dos jovens buscam saber em outros lugares. Assim sendo, hoje a cidade colhe bons frutos no sentido de poder se orgulhar do conhecimento adquirido por seus jovens.